domingo, 11 de dezembro de 2011

Plano de aula


Tema: O material dourado auxiliando no ensino do sistema de numeração decimal nas series iniciais.
Objetivos
ü  Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal,
ü  Trabalhar o raciocínio, a memorização, e rapidez de reação.
ü  Explorar diferentes representações numéricas
Estratégia de recursos
  Para esta aula será necessário que o professor conheça  o material Montessoriano. O Material Dourado é composto de quatro peças, sendo que há relação quantitativa entre as peças, ou seja, o cubinho vale uma unidade, a barra vale dez unidades, e o quadrado vale cem unidades, para aula utilizei caixas de material dourado, papel  oficio, lápis, e quadro branco.

Tempo estimado
4h
 Turmas
1° ano fundamental 1

Desenvolvimento
     Após providenciar o material, deixei os alunos brincarem livremente a fim de que se familiarizem com o material, depois fiz equipes com 5 em cada grupo, e apresentei as peças , o nome e quanto valia cada uma; depois questionamos quantos cubinhos são necessário em uma barra, uma barra é formada por dez unidades. Depois comecei a fazer uma disputa na sala, ditando o numero e perguntando quem conseguia formar com o material dourado; Depois passei um exercício que pedia tanto para que se represente o numero ditado pelo jogo, quanto o valor do  jogo sendo representado por numero, Pedir também que dividisse o numero ditado representando  da seguinte esquema:
DEZENAS
UNIDADES
    2
     8
                                                28




Avaliação
   Perguntei aos grupos como resolveram as questões, e do que gostaram mais, e avaliei o desenvolvimento dos alunos, as dificuldades, e as facilidades, demostradas durante a aula, e durante o exercício.

Referencial teórico
[1] BARROS, Célia S. Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. Capítulos 2, 10 e 12.
[2] Cartilha do Governo do Estado de Pernambuco, Textos de apoio à prática pedagógica – séries iniciais – matemáticas. Gestão do Dr. Joaquim Francisco.
[3] KAMIL, Constante. Aritmética: novas perspectivas – implicações da teoria de Piaget. Tradução: Marcelo Cestari T. Lellis, Maria Rabioglio e Jorge José de Oliveira. 5a Ed. Campinas, SP – Papirus 1996.
[4] MUSSEN, PAUL. O desenvolvimento psicológico da criança. Tradução de Ana Luiza Valente, 8a Ed. Rio de Janeiro, Zahar editores, 1987.
[6] Revista Nova Escola. Editora Abril, edição especial nº 30, março/2010
[7] Revista Nova Escola. Editora Abril, ano  nº117, novembro/1998.

















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